quinta-feira, 22 de abril de 2010

Números X Palavras

Todo universo gira em torno de um paradoxo. Todo lado positivo tem um negativo. Já deu para entender o sentido... Mas todo paradoxo gira em torno de dois lados de uma mesma moeda que rodeia a natureza do ser humano: razão e emoção.

Toda razão é expressa em números. Já a emoção é guiada por palavras. Mesmo os textos mais racionais desenvolvidos até hoje, seja uma Constituição, um argumento, todo ele é sujeito à interpretação. Por outro lado, os números que compõem a engenharia de uma construção necessitam de leitura correta para mostrar sua lógica entre as fórmulas.

Por isso, podemos dizer que as Letras e a Matemática são as ferramentas básicas da linguagem humana, seja para expressar lógica (razão) ou sentido (emoção).

Mas a que conclusão chegamos com esse texto? Simples: a alma não vive sem a mente; o corpo não vive sem a cabeça; o coração não vive sem o cérebro. Pra que definir o que é racional ou emocional se, ao final de tudo, o que importam são as conseqüências das atitudes, são os fins e não os meios. Pois os meios e as atitudes dependem da lógica da interpretação de quem os enxerga. Não existe certo ou errado, existe ponto de vista, a base do argumento. E o erro está no argumento da certeza. Ou na certeza do argumento. Pois ambos dependem de vários fatores culturais, ambientais e genéticos, como diria o princípio determinista, vulneráveis à razão e à emoção.

Mas dentro desse “pseudo-livre-arbítrio”, fica aqui uma questão a qual me levou a discorrer sobre este tema: é melhor passar o resto da vida com uma dor conhecida, mas suportável, ou arriscar acabar com essa dor e correr o risco de sofrer com outra dor, também conhecida, mas insuportável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário